sexta-feira, 7 de março de 2008

Primeiro dia de faculdade!

Primeiro dia de aula na faculdade. O medo e a ansiedade tomam conta de mim. Sou daquele tipo de pessoa que faz de uma joaninha, um monstro. Intensa, loucamente pensante, pés a dez metros do chão.

Com que roupa eu vou? Será que vai ter trote? Vão olhar para a minha cara e descobrir que eu sou bixo? Será que escolhi a profissão certa?

Já não bastasse meu nervosismo, minha mãe me chama e dá mil e uma recomendações. Típico dela, e de todas as mães, creio. Entro no carro. O nervosismo virou mau humor. Fecho a cara. A hora ta chegando. Coração apertado. Vida nova? Me arrependo de ter saído de sacola de pano. Penso que possivelmente vão achar que sou idiota, mas logo após esse pensamento muito bizarro eu lembro: “Porra, Gabriela, tu não tem que te preocupar com o que os outros pensam de ti. Lembra? Metas 2008. Cadê?”, mas óbvio que quando se tem dezessete anos e está a caminho do teu primeiro dia na universidade, tu acaba te preocupando até com a tua sombra. Bom, de qualquer forma, não da mais para mudar, então vamos lá.

Minha mãe me larga na Avenida Teresópolis. Vou pegar o ônibus T4 para a PUC. Isso soa tão responsável e diferente... Minhas irmãs pegavam o T4 para ir para a PUC, agora chegou minha vez. Uau! Nunca havia sentido nada tão louco ao pegar um ônibus. Fico procurando meu cartão Tri. Pois é, extinguiram a conhecida carteirinha escolar com fichinhas bonitinhas e lançaram esse cartão que tu recarrega e passa num leitor. Parece tão simples. Mas já no primeiro dia tive problemas com o dito cujo. Tentei passar o cartão umas três vezes, então o cobrador foi ver o que tinha de errado com o meu Tri e depois da analisar rapidamente, com um sorrisinho irônico nos lábios, ele me informa: “Garota, isso é o cartão do pré-vestibular.”, tudo bem, fico vermelha por uns segundos, sento, procuro o cartão certo e passo na roleta. Primeiro mico da universidade. E eu ainda discordo da minha mãe quando ela diz que eu não presto atenção em nada!

Agora o foco da preocupação mudou: tenho que cuidar aonde devo descer. Sou dona de pegar o ônibus errado e parar do outro lado da cidade, passar da parada certa, ou qualquer coisa do gênero. Quando entramos na Avenida Ipiranga, fico mais ligada que nunca. Mas já no primeiro dia aprendo uma importante lição: quando cinqüenta por cento dos passageiros do ônibus descerem, desce também, ali é a PUC. E foi isso que eu fiz. É incrível como um ônibus pode estar lotado ao ponto de tu não conseguir te mexer e quando chega na PUC, parece que acontece evacuação geral. Muito louco todo mundo descendo ao mesmo tempo. Tipo migração.

Chego no meu prédio, um monte de rostos novos e aquela sensação de que um mundo diferente está abrindo as portas pra mim. Isso pode parecer a coisa mais clichê que escrevi em toda a minha vida, mas foi exatamente o que eu senti. Além de rostos novos, encontrei um monte de gente conhecida. Cada vez fico mais convencida de que Porto Alegre é uma província e que a PUC é um ovo... de codorna.

A apresentação do curso foi com a Cristiane Finger – apresentadora de telejornal do SBT - e ela parece ser muito boa, além de ter dito que jornalismo é a melhor profissão do mundo. O nosso bate-papo com ela aconteceu num estúdio e foi muito divertido. Ela perguntava algo e todo mundo calava, então ela dizia: “Jornalista tem que ser cara de pau..” e todo mundo ria.

Hoje é sexta-feira, já tive muitas aulas, aquele nervosismo misturado com medo e outros sentimentos que não sei identificar bem passaram e, com certeza, cada vez tenho mais certeza de que escolhi a profissão certa! Ainda bem...

15 comentários:

Vlademir lazo Corrêa disse...

Oi Gaby, fazia um tempão que não visitava o teu blog, e agora de manhã passando os olhos por aqui me deparo com esse belo texto sobre o teu primeiro dia de aula. Muito divertido para quem o leu, mesmo que às custas do sofrimento pelo qual passou a autora dessas linhas hahaha. Brincadeiras á parte, primeiro dia de escola, faculdade, serviço ou qualquer outra coisa (até mesmo um primeiro encontro) é sempre foda, a gente sempre acha que existe um modo “adequado” ao qual todos esperam que a gente se comporte, e então entramos em pânico por não saber qual modo é esse rsss. Mas na verdade, as outras pessoas (no caso, os teus colegas) também não estão nem ai pelo simples fato de que no primeiro dia a maioria deles também estavam passando pelo mesmo nervosismo que você. Pelo menos é o que eu acho. Ah, eu também sou dono de “pegar o ônibus errado e parar do outro lado da cidade, passar da parada certa, ou qualquer coisa do gênero” rsss. E depois disso, como estão sendo os teus dias de aula? Sei que você deve estar com pouco tempo para escrever, mas espero que de vez em quando possas deixar algumas linhas divertidas e boas de se ler que nem essas, para a satisfação dos teus leitores (entre os quais eu me incluo). Sei que no momento os teus leitores devem ser poucos, mas tenho certeza que um dia serão muitos... Ah, eu não sou jornalista, mas imagino que na profissão deve se ter muita cara-de-pau sim hahaha. Então prepare-se!

Beijos, Gaby, e tudo de bom pra ti...

Anônimo disse...

Oi, Gaby! Tudo bem?
Meu nome é Yvinin, sou de BH/MG.
Então, segunda-feira, dia 20, é meu primeiro dia de faculdade no curso de Jornalismo!
Estou tensa à beça e com algumas preocupações clichês: trotes, roupas, comportamento, profissão-certa?, e essas coisas...
Espero que dê tudo certo!
Se quiser meu msn, podemos conversar melhor. Seria ótimo!
yvininha@hotmail.com
Beijos!

Anônimo disse...

Muito Bom o seu texto! Adorei

Unknown disse...

Oi Gaby. Dia 11 começo faculdade de Direito. To morrendo de medo e cheia de duvidas. Amei seu texto. Se quiser, me add no msn: deiah_star16@hotmail.com
Beijos

Unknown disse...

Oi Gaby,
tudo bem???
Vim parabeniza-la pelo blog.
Nossa, to sentindo tudo isso que vc escreveu,nervosismo, medo, ansiedade, preocupações,dúvidas e etc.
Quando estava no ensino médio queria terminar logo, e agora sinto tantas saudades...principalmente dos amigos!!!Meu consolo é em pensar que os outros alunos possivelmente estão sentindo o mesmo que eu!!!
Meu curso é de Economia...já pesquisei muitas coisas do curso e ainda sim estou em dúvida se fiz a escolha certa,deve ser normal né???
Minha aula começa dia 17/08/2009...
Boa sorte pra todas nós!!!
bjos...
Priscila Costa, Juiz de Fora/MG

Anônimo disse...

oi, na faculdade eles te faze muitas perguntas dentro de sala, ?

Anônimo disse...

Nossa adoreii o texto!!

Anônimo disse...

Comecei a ler o texto e me identifiquei demais! Até porque irei, a patir do dia 1º de março, de T4 pra PUC, haha. Adorei o texto!

aninha disse...

oi adorei o texto estou muito nervosa também dia 7 e meu 1º dia na faculdade de Direito .

Unknown disse...

oi adorei a sua historia ...
hoje é o meu 1 dia tb e estou muito nervosa...

bjusssss

Gi disse...

Amanhã é meu primeiro dia. Já faz tempo que você escreveu esse texto, talvez hoje já esteja formada, mas agora ele se encaixa muito em mim. haha
Que bom que não sou a única. Sucesso na sua profissão!

Sweet Makeup by Bruna disse...

gostaria muito que você respondesse a uma tag que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão com duvidas do que fazer na faculdade, a tag se chama “Sobre minha faculdade” (a tag foi criada por mim) Aqui vai as perguntas.
1- Qual seu curso de graduação?
2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
3- Porque você escolheu esse curso?
4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
7- Você se considera uma boa aluna (o)?
8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
11- Seu curso tem muita matemática?
12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

Anônimo disse...

As suas palavras descrevem exatamente o que estou sentindo hoje, já que amanhã é meu 1° dia de aula da faculdade de nutrição na UERJ(Rio de Janeiro).Mas eu já falo com todo mundo da minha sala, pois eu fui ao trote, dae, eu tive a oportunidade, são muito gente boas ;)!!

Unknown disse...

Nossa, adorei o seu relato! Me senti como se estivesse presenciando tudo que você passou. Também vou fazer jornalismo, começo mês que vem, e estou tão empolgada e ansiosa quanto você na época. Me deliciei lendo, parabéns!

Anônimo disse...

Nossa dia 1 e o meu primeiro dia de aula e estou muito anciosa.. Mas adorei ler seu blog......