segunda-feira, 23 de julho de 2007

Hable com ella



Nessas frias férias de inverno típicas do Rio Grande do Sul, o refugio mais divertido e quentinho é alugar uma penca de filmes e passar a tarde os assistindo embaixo da minha cobertinha do Mickey que, se não me engano, tenho desde os cinco anos de idade. E óbvio que, na minha singela listinha com mais de trezentos filmes, não poderiam faltar “las peliculas” do Almodóvar.
Que Almodóvar é um grande diretor, isso todo mundo já está cansado de saber; porém, poucos sabem a sensibilidade artística desse homem e a capacidade fascinante que ele tem de nos envolver nas suas tramas, nos anseios, conflitos, amores de seus personagens.
Para essa primeira semana, resolvi alugar Fale com Ela (Hable com Ella) que nada mais é do que uma louca história de amor, que nos deixa atordoados.
Um homem que mora em frente a uma academia de balé e que de longe observa e se apaixona por uma das bailarinas. Fica obcecado por ela e tenta de todas as formas se aproximar. Por uma fatalidade, ela é atropelada e entra em coma, então ele se candidata para ser seu enfermeiro e sua vida passa a ser somente ela.
Outro que, sendo jornalista, tenta fazer uma matéria com uma toureira que acabara de se separar do marido. Eles começam a se conhecer melhor e logo namoram. Numa tourada ela é atingida e entra em coma.
O destino desses quatro personagens se une e a partir daí um furacão de sentimentos invade a tela: amor, ódio, raiva, tristeza, humilhação, saudade.
Esse é, sem duvida, um dos melhores filmes que já vi. Consegue ser belo sem ser banal. É uma história diferente, inovadora e que nos faz refletir sobre amizade, amor, morte. Com certeza, entra na minha lista de favoritos a partir de hoje.

10 comentários:

david santos disse...

Belo trabalho. Parabéns.

Estou solidário com o povo brasileiro neste momento tão TRÁGICO. A vida só nos permite dois termos: a felicidade ou a infelicidade. Desta vez, quem mandou foi a segunda. Que a vida continue feliz para os que ficam.

David Santos

Rainha de Copas disse...

todos sempre me indicam esse filme mas ainda não assisti. eu verei. assista closer. acho que vai gostar.

Rainha de Copas disse...

ah! claro que pode me linkar!

Anônimo disse...

meus Deus! q filme eh esse!! O.O
mt louco, forte e comovente!
quando eu pensava q naum poderia me surpreender mais, vinha mais uma "surpresa" e eu soltava um "pqp" do sofa... rsrsrs
se esse filme jah eh assim, imagina o "Volver"?? hehe
bjus =***

Raimundo Neto disse...

Adoro esse filme! Tem outros tão bons quanto esse, do Almodóvar!
E o Caetano cantando?
Acho que você já deve ter visto "Tudo sobre minha mãe"! Excelente!

Abraços, moça!

Flávia disse...

Já vi esse filme e assino embaixo do que vc disse. Acho que irias gostar de "abre los ojos", a versão Almodóvar de vanilla sky...

Beijo!

Giovanna Vilela disse...

realmente é muito bom!

Lia Noronha disse...

Gabriela: realmente Almodovar sempre nos surpreende com sua tramas...que envolvem sentimentos diversos...Abraços de boa semana pra vc.

A D R I A N A disse...

"a versão Almodóvar de vanilla sky". Espero que Pedro não se ofenda com o comentário da querida colega.

A D R I A N A disse...

Assista ao Carne Trêmula do mesmo diretor.